Cinco trechos de estradas importantes para o sul do Piauí foram apresentados durante a reunião de instalação do conselho que vai gerenciar aplicação do recurso gerado com pagamento de impostos sobre a exportação de grãos (soja e milho) produzidos no cerrado piauiense.
A planilha de obras de infraestrutura que estão paralisadas, apresentada pela Aprosoja Piauí (Associação de Produtores de Soja do Piauí), soma investimentos de mais de R$ 202 milhões. Desse valor, que envolve convênios já assinados entre os governos estadual e federal, faltam investir pouco mais de R$160 milhões, que devem melhorar as condições de escoamento e mobilidade em mais de 400 km de estradas na região. Além das estradas, o setor reivindicou que a alíquota não sofra reajustes.
O conselho que vai gerenciar e fiscalizar o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Piauí, mais conhecido como Fundo Agro, pois a composição é totalmente dos impostos pagos pelo agronegócio piauiense, foi instalado com participação de produtores e governo. Em seis meses de regulamentado, o fundo arrecadou R$ 28,018 milhões. O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, afirmou que será dada transparência a toda aplicação de recursos do FDI.
“Mais uma vez estamos encarando a iniciativa com otimismo. Essa ideia de usar os impostos que o setor paga para melhorar infraestrutura de logística para a região e para o Piauí é antiga e sempre foi defendida pelo setor. Esperamos transparência e assertividade porque isso não desenvolve só o cerrado. Desenvolve todo o Piauí”, afirma Alzir Neto
Estão na planilha apresentada pela Aprosoja-Piauí:
1. 3º Trecho da Transcerrado (PI-397), Serra do Quilombo (Bom Jesus, Monte Alegre e Gilbués), com 97 km de extensão,
2. o 3º trecho da PI-392, Serra Grande (Baixa Grande do Ribeiro), 71 km de extensão,
3. Trecho da PI-392 de Currais-PI ao entroncamento com a Transcerrado (PI-397), na Serra das Laranjeiras (Currais), com 45 km de extensão,
4. acesso à Serra do Quilombo (PI-262) (Bom Jesus),
5. construção do trecho de ligação até o entroncamento com a PI-392 (55 km) que liga o Piauí à ponte que vai para Tasso Fragoso no Maranhão (ainda em construção).