O Brasil vem exportando bons volumes de algodão. No mês de fevereiro, foram exportadas 258.000 toneladas da pluma brasileira, enquanto em meados do mês de março, já tinham sido exportadas 125.000 toneladas. Os dados refletem a estimativa de um aumento substantivo das exportações entre uma safra e outra. Na safra atual, a consultoria StoneX estima um volume de 2.5 milhões de toneladas exportadas, 54,50% acima do da safra passada.
Estimando a demanda doméstica de 680.000 toneladas, os estoques de passagem podem totalizar 2.31 milhões de toneladas.
Ainda segundo a StoneX, a produção estimada para a safra 2023/24 de algodão no Brasil é de 3.33 milhões de toneladas, que se mantém inalterada em relação às previsões divulgadas anteriormente.
“As condições climáticas vem favorecendo as áreas produtoras de algodão, fazendo com que o desenvolvimento dos algodoeiros esteja ocorrendo de maneira favorável ao longo do mês de março”, indicou a consultoria, em relatório.
Ainda assim, as condições climáticas dos meses de abril e maio continuam cruciais para a definição da produtividade final da safra.
Assim como a estimativas para a produção, não se espera que o balanço da safra se posicione de maneira muito diferente do que já vinha sendo observado