Com o encerramento da safra 2024-2025 neste mês de junho, a agricultura familiar fecha um ciclo de importantes conquistas. Como destaca a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, o número de operações registrou crescimento, o que significa que mais agricultores familiares hoje têm acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a juros acessíveis.
“Durante essa última safra, houve um crescimento de mais de 26% no número de operações. Hoje, temos quase 1 milhão e 700 mil agricultores familiares acessando as várias linhas do Pronaf. Esse crescimento não aconteceu de forma concentrada. Ao contrário, ele se expandiu em todo o país”, ressalta Fernanda Machiaveli.
Segundo ela, a região Nordeste foi o grande destaque neste ciclo 2024-2025, com um crescimento de quase 100% no volume de recursos. “Teve um crescimento muito robusto na região Nordeste, um volume que quase dobrou. E o mesmo crescimento robusto também na região Sudeste, impulsionada muito por Minas Gerais, e na região Norte. O Pronaf está beneficiando vários estados e chegando em quem mais precisa”, frisa.
TICKET MÉDIO – Outro ponto a ser celebrado diz respeito ao valor atingido pelos beneficiários do Pronaf no Nordeste. “A gente precisa destacar que na região Nordeste nós conseguimos alcançar um ticket médio muito superior. O microcrédito, quando começou o governo Lula, estava em R$ 6 mil. Hoje, cada família consegue acessar até R$ 35 mil por meio do programa Pronaf B”, afirma Fernanda Machiaveli.
“No microcrédito, a gente beneficia mulheres e jovens com limites específicos para esses grupos. Um outro destaque do Pronaf nessa última safra é o aumento substantivo de financiamento de alimentos. Foi o arroz, que cresceu; o feijão, a mandioca, os financiamentos de leite, de café, de hortaliças, de frutas e das proteínas em geral. E aí eu destaco o pescado, os contratos de suinocultura, e também os contratos relativos à produção de ovos”, prossegue.