A bovinocultura de corte e leite é a mais nova atividade a ser beneficiada pelo Plano de Ação Territorial (PAT) do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) na região de Valença (PI). O PAT, lançado na última semana no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, também abrange produtores de Aroazes e Elesbão Veloso. O plano visa estruturar a cadeia produtiva da bovinocultura por meio de parcerias que proporcionam acesso ao crédito, capacitações, difusão de tecnologias como melhoramento genético e inseminação artificial, assistência técnica, entre outras estratégias de fomento, beneficiamento e comercialização da produção, com um prazo inicial de 24 meses.
Dentre os parceiros que se somam à execução da iniciativa, prefeituras locais, sindicatos, associações, Sebrae, além de unidades da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). “O Prodeter, desenvolvido com o essencial apoio de nossas instituições parceiras, vem a unir esforços direcionados ao conhecimento, para que nossos produtores possam gerir melhor seus negócios, com condições diferenciadas de acesso ao crédito para cada atividade, bem como correta aplicação dos recursos, resultando no aumento da produção e competitividade de forma sustentável”, ressalta Thiago Silva, gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB no Piauí.
Em 2019, ovinocaprinocultura foi a primeira atividade a contar com Plano de Ação específico do Prodeter no Território Vale do Sambito, abrangendo também Aroazes, Elesbão Veloso e Valença, com prazo para execução de três anos, e R$ 19 milhões financiados pelo Banco do Nordeste, desde então, em 1.399 operações. Além de bovinocultura de corte e leite e ovinocaprinocultura, apicultura, quintais agroecológicos, assim como saúde/bem-estar e turismo são as cadeias produtivas acompanhadas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB no estado.