O Grupo Insolo produz grãos em larga escala nos estados do Piauí, Tocantins e Maranhão. Nos cerrados piauienses, o grupo mantém três grandes propriedades e área plantada superior a 100 mil hectares. A maior fica no município de Baixa Grande do Ribeiro, sul do Piauí.
A fazenda Ipê produz soja em 46 mil hectares e este ano, mesmo com o atraso do período chuvoso, obteve rendimento médio de 70 sacas/hectare, acima da média regional. O empresário Ricardo Faria, proprietário do grupo Insolo, considera o Piauí o destino mais sólido dos investimentos no agro. “O Piauí oferece as melhores condições de clima, solo e agora infraestrutura para produzir grãos em larga escala, principalmente estradas”, avalia Ricardo Faria.
O novo investimento da Insolo em Baixa Grande do Ribeiro é uma moderna agroindústria voltada para o beneficiamento de sementes de soja. “Hoje o volume de sementes de soja beneficiado na Insolo Seeds já atende às fazendas do grupo, mas a tendência é ampliar a produção e conquistar mercados no país”, projeta o empresário. Após a colheita da soja, os campos são cultivados com milho e sorgo como estratégia para manter a terra coberta, protegida da erosão, e para obtenção de nova colheita, já conhecida na região como safrinha.