A última campanha de vacinação contra a febre aftosa alcançou recorde em número de animais imunizados no Piauí. Os resultados foram apresentados, nesta quarta-feira (29), durante entrevista coletiva na sede da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Ao todo, foram 2.043.128 bovinos e bubalinos registrados na última etapa, com o maior número de animais vacinados, 1.982.107, correspondente a 97,01% do rebanho piauiense e está acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que é de 90%.
“Realizamos uma campanha atípica em virtude da portaria do Mapa que desde o dia 2 de maio reconheceu o Piauí como zona livre da doença sem vacinação. Tivemos que realizar a imunização um mês antes, ou seja, em abril, e ainda sem poder prorrogar o prazo, como sempre ocorreu nos anos anteriores. Podemos afirmar que esse resultado é um sucesso”, destacou o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.
O levantamento da Adapi ainda aponta que 210 municípios atingiram a meta de imunização, sendo que 95 deles conseguiram imunizar 100% do rebanho. “Tivemos um envolvimento engajado de nossos servidores que trabalharam para garantir os bons índices e claro que também devemos lembrar do engajamento dos produtores”, afirmou o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), João Rodrigues.