Tecnologias da Embrapa que promovem uma agricultura sustentável e os desafios atuais de se monitorar a intensificação agrícola no Cerrado por meio de satélites. Esses foram os temas da palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados, Edson Sano, durante o workshop sobre sistema de monitoramento de carbono do Cerrado em larga escala espaço-temporal (CMS4D, sigla em inglês), realizado na Universidade de Brasília. O evento ocorreu de 13 a 15 de agosto, de forma presencial e online.
O pesquisador Edson Sano, especialista em sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicado à agricultura e ao meio ambiente, mostrou, na programação do dia 14, algumas tecnologias que ajudam a minimizar a ocorrência de fogo e a emissão de carbono na atmosfera, evidenciando as mais importantes para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. Ênfase foi dada para a relevância do desenvolvimento de tecnologias no sentido de que a produção pudesse ser aumentada sem necessariamente aumentar a área agrícola plantada.
De acordo com o especialista, para atingir a produção atual de grãos do Brasil (210 milhões de toneladas) com a tecnologia disponível há 25 anos, seria necessária uma expansão agrícola adicional de 140 milhões de hectares. “Por outro lado, devido a esses avanços na complexidade dos sistemas de produção, também temos que ter progressos na tecnologia espacial para tentar melhorar a acurácia desses monitoramentos agrícolas”, afirmou.